terça-feira, 29 de junho de 2010

SERMÃO DO MONTE


TEXTO: Mateus 5:1-16 x Gálatas 5:19-26 x 1JO 5:20 x Os 6:3
INTRODUÇÃO
O sermão do monte descreve nesse contexto o arrependimento (metanóia, a total transformação da mente) e a retidão, que fazem parte do reino de Deus sob o governo da graça de Deus.
Deus lhe chama para ser diferente o texto chave para essa compreensão é MT. 6:8 – “Não vos assemelheis, pois, a eles.” Imediatamente nos lembramos da antiguidade “Não fareis como eles...” Lv. 18:3. É o mesmo convite para serem diferentes. Mudança de Caráter (as bem aventuranças).
Nesse contexto Jesus sobe ao monte para fugir das multidões (Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e dalém do Jordão, que o seguiam. Alguns estudiosos afirmam que ao subir ao monte Ele faria um paralelo das ordenanças da lei de Moisés e as bem aventuranças.
ESBOÇO
1.       OS HUMILDES DE ESPIRITOS – Significam depender completamente de Cristo.
2.       OS QUE CHORAM – Significa um paradoxo entre “Felicidade ou Infelicidade”. Nem sempre tudo é alegria ou tristeza.
3.       OS MANSOS – Grego “praus”. Significa “Gentil, Atenciosos ou Cortês”, que exerce autocontrole.
4.       OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA – Significa tal fome é uma característica do povo de Deus, cuja ambição suprema não é material, mas ESPIRITUAL.
5.       OS MISERICORDIOSOS – Significa ter compaixão pelas pessoas necessitadas.
6.       OS LIMPOS DE CORAÇÃO – Significa pureza de coração uma expressão de pureza interior. A qualidade daqueles que foram purificados da imundície moral.
7.       OS PACIFICADORES – Significa “seguir a paz com todos”. (I Pedro 3:11) - Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.
8.       OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA – Na verdade, alguns tomam a iniciativa de opor-se a nós e, particularmente, de nos injuriar e perseguir. Porque não gostam de justiça, qual sentimos fome e sede e porque rejeitam a Cristo.
CONCLUSÃO
(Oséias 6:3) - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário